Pesquisar no Blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

O Método Pilates Original




               Joseph Pilates escreveu dois livros, de forma resumida e com linguagem simples: Your Health e Contrology “Return to life through Contrology”, ambos destinados ao público em geral, com a intenção humanista de alertar e conduzir pessoas a uma vida melhor e mais saudável. Já nesta época Pilates apresentava soluções para o bem estar físico e mental. O Método Pilates Original é antes de tudo preventivo das futuras necessidades de um corpo que inevitavelmente envelhece. Para nós do Studio Zen, “bem estar significa não ter necessidades”. O Método Pilates Original possibilita “não termos necessidades”, através de um treinamento físico e mental.

O que é? 

           É a prática do método criado por Joseph Pilates, como ele ensinava e praticava, sem as alterações oportunistas e distorcidas que são veiculadas atualmente e em toda parte.

Objetivos: 

           Educar o corpo e a mente para melhor desempenhar suas atividades cotidianas. Promover o vigor do sistema cardiorrespiratório. Flexibilizar a coluna. Promover a desintoxicação do corpo, aumentando o fornecimento de oxigênio para as células. Fortalecer e alongar os músculos dos braços e das pernas, aumentar a amplitude articular de quadris, ombros, joelhos, cotovelos, punhos e tornozelos. Trabalhar com, e a partir do centro de força (Power House ou Core), desenvolvendo o aumento da capacidade cerebral de reconhecer e executar novos movimentos, já que o cérebro aprende por imagens (O cérebro nunca envelhece, Richard Restak).

O que o Método Pilates Original não é: 

           Não é executado com bolas ou elásticos. Não é feito na água. Nunca é para grávidas. Esta condição impossibilita posturas e atitudes necessárias para a execução dos exercícios do método original. O que pode ser feito, são os exercícios já consagrados para gestantes, no ambiente de um studio de Pilates e com seus equipamentos. Não é musculação. Não há série individual, com repetições em módulos. Não é yoga, não é dança, não é alongamento. Não é fisioterapia, apesar de o próprio Pilates revelar que construiu alguns aparelhos para reabilitar e tratar pessoas com disfunções ortopédicas e reumatológicas. É inevitável a aplicação do método na fisioterapia devido ao grande número de exercícios e a adaptabilidade de seus equipamentos, mas estamos considerando aqui, o método Pilates original.

Para que serve? 

           Praticando o método original temos a certeza do excelente resultado, já que estamos aplicando um método criado há 70 anos e testado por seu criador durante 40 anos.

Fonte: http://www.studiozen.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário