“Quando você se dedica a estudar e aplicar as práticas do marketing, seu negócio começa a tornar-se único, diferente e sustentável.
Tenho, frequentemente, insistido na tese da “comoditização” das academias. É muito difícil encontrar uma academia pequena e/ou média que tenha um diferencial competitivo real, claro e bem explorado.
A maior parte das academias é formatada, no início, com base em outras academias que o empreendedor conheceu. Tanto a estrutura quanto os serviços (e principalmente esses) são pensados para serem “melhores” do que os dos concorrentes, mas não diferentes.
A maior parte das academias é formatada, no início, com base em outras academias que o empreendedor conheceu. Tanto a estrutura quanto os serviços (e principalmente esses) são pensados para serem “melhores” do que os dos concorrentes, mas não diferentes.
Logicamente ser melhor é um objetivo louvável, mas até que ponto o consumidor percebe e valoriza essa diferença, mesmo admitindo-se que ela exista? Nos Estados Unidos costuma-se mencionar a chamada “síndrome do Wal-Mart”, caracterizada pela migração do consumidor de outras lojas para essa rede varejista, devido aos preços mais baixos praticados para produtos que podem ser encontrados também em outros varejistas. Embora no início o consumidor possa resistir ao apelo, pelo aspecto e serviços quase espartanos do Wal-Mart, em algum momento ele acaba comprando lá, pois não reconhece nos concorrentes uma diferença significativa a ponto de vencer o preço mais baixo.”
Leia na íntegra o artigo de Marcos Tadeu em http://migre.me/2kC8A
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