A biomecânica é o estudo da física mecânica aplicado aos movimentos dos sistemas biológicos. Os principais objetivos dessa ciência são reduzir a sobrecarga e aumentar o desempenho. Em algumas instituições de ensino e pesquisa, a biomecânica é conhecida como cinesiologia, porém os objetivos são iguais ou bem semelhantes.
A musculação é uma atividade que consiste em executar movimentos contra resistência em máquinas ou pesos livres. Algumas variáveis presentes no treino de musculação como a velocidade do movimento, tempo de contração muscular, sobrecarga articular e musculatura ativa nos exercícios foram estudadas sistematicamente para aumentar a efetividade da prescrição dos exercícios físicos.
Através de uma análise chamada eletromiografia, é possível comparar exercícios em função das variáveis citadas acima, e desta forma, prescrevê-los com maior especificidade para o fortalecimento em diversas situações, desde patologias como as lesões de ligamento cruzado anterior ou posterior, lesões nos meniscos, artrose e osteoporose, quanto no caso da preparação de atletas que necessitam de pequenos detalhes para aumentar seu desempenho.
A musculação, quando aplicada sem os conhecimentos advindos desta ciência, se torna uma atividade empírica, e em alguns casos até perigosa, um exemplo análogo seria a prescrição de um fármaco em dose desequilibrada, provavelmente os efeitos não seriam os esperados e muitas vezes as conseqüências são graves. Entretanto, quando aplicada da forma correta, a musculação é uma excelente atividade para prevenção de dores e doenças e promoção de saúde e qualidade de vida.
Exija que seu professor de Educação Física conheça profundamente Biomecânica para elaborar o seu treinamento.
Fonte: Portal Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário