Atualmente, o seu cliente pode estar em qualquer parte do planeta, a um clique do mouse. Por isso, é imprescindível que as empresas fitness entrem de vez na era digital.
Redes Sociais. Essa é a nova regra do mercado globalizado. Para não ter de abordar profundamente os conceitos desse sistema, digamos que o Orkut, o Twitter, o Facebook, o MySpace e tantos outros sites, que nascem diariamente com a finalidade de reunir pessoas com um mesmo interesse por todas as partes do mundo, são exemplos de Redes Sociais.
Atualmente, o seu cliente pode estar em qualquer parte do planeta, a um clique do mouse. Indicação de quem? De alguém que participa de uma rede social da qual a sua empresa está ativa. Não se pode mais negligenciar essa força na captação e retenção de clientes, além de promover (e monitorar) universalmente sua marca, de modo simples e barato, ou seja, é a web revertendo lucro para a sua empresa.
Por esse motivo, é imprescindível que as empresas fitness entrem de vez na era digital. Mas como utilizar as redes sociais para alavancar seu empreendimento?
Por incrível que pareça, o e-mail pode ser o start para todas as outras ferramentas. Ele é a mais antiga forma de relacionamento digital e, sem dúvida, a de mais fácil utilização. Mas são necessárias algumas ações para acertar o alvo:
Em primeiro lugar, o endereço eletrônico tem de ter alguma coisa a ver com a sua academia. Parece simples quando se fala, mas muitas empresas ainda utilizam endereços que em nada lembram seu estabelecimento. E isso faz muita diferença na hora de ser lembrado.
O segundo passo é estabelecer uma linha de ação para utilização dessas mensagens eletrônicas. Isso permite gerar um canal de identificação entre aluno e academia. Como exemplo, pode-se criar um e-mail de boas-vindas aos novos clientes, convidando-os não só a participar dos outros canais de redes sociais, como despertando neles a confiança de que serão atendidos prontamente e por alguém qualificado, caso haja algum problema.
Além disso, crie motivos para remeter e-mails periódicos, como boletins, eventos, enquetes etc. Comunique-se! Mas não se pode, porém, tratar clientes ativos e inativos da mesma maneira. Por isso, mantenha o cadastro sempre atualizado e segmentado.
Outra ferramenta também fácil de ser utilizada é o MSN. Por que não utilizar esse meio como um canal de comunicação direta durante o período em que a academia estiver em funcionamento? Porém, para isso, é necessária certa formalidade e treinamento de quem for utilizar tal ferramenta.
O Orkut talvez seja a mais popular de todas as redes sociais, e sua utilização pode agregar cada vez mais os clientes de sua academia. A criação de uma comunidade é coisa básica, mas cuide para que ela não caia no esquecimento. Gere enquetes, fóruns, divulgue eventos na página, mas também divulgue as novidades através da nova ferramenta “promova”. Principalmente esteja atento, respondendo às questões levantadas. Adicione membros, publique fotos sempre que possível. O cliente que se sente valorizado indica.
O Twitter é a febre da vez. O serviço que explodiu recentemente expande na mesma velocidade que as mensagens que são postadas nele. Essas mensagens devem ser curtas – até 140 caracteres –, mas não menos relevantes para levar informação aos seus seguidores (followers).
A utilização combinada dessas ferramentas pode influenciar diretamente em sua receita, na medida em que trabalha a captação e retenção de clientes, e pode expandir sua marca mundo afora. Não se esqueça de que você está no mundo virtual e as pessoas precisam saber onde sua empresa está estabelecida. No site da academia devem sempre constar o endereço e o telefone com o DDD. Isso também parece básico, mas empresas ainda divulgam seus telefones nessas redes e não sabemos para qual cidade ligar.
Planejar estratégias para trabalhar através das redes sociais, com processos bem delineados e pessoal treinado (por que não preparar as recepcionistas para esse trabalho?), é, hoje em dia, a ferramenta menos custosa e, talvez, a mais eficiente para captar e reter clientes.
Por que não envolver todo seu time nessa estratégia?
Leonardo Allevato é especialista em Gestão e Marketing e Diretor da LA Fitness Solutions – Soluções para sua empresa.
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