O objetivo da dieta detox é restaurar o equilíbrio do organismo. Perde-se peso e melhora-se a saúde. A dieta desintoxicante, ou, abreviadamente, dieta detox, tem como traço fundamental o fato de proceder a uma limpeza generalizada no organismo. Com isto, eliminam-se toxinas que podem levar na perda de quilos. No final desse post há dicas de livros, Apps e sites!
Todos os dias o nosso corpo é atingido por vários componentes prejudiciais, como medicamentos, corantes, conservantes e gorduras, entre outros. A dieta detox, portanto, é uma dieta diurética nutritiva e desintoxicante, recomendada após um período longo de exageros e maus hábitos alimentares que podem ter comprometido o funcionamento do fígado.
Alguns nutricionistas acreditam que o organismo é suficientemente inteligente para se libertar das impurezas. Outros não discordam, mas defendem que o detox é importante para facilitar o processo de purificação. Principalmente se for uma pessoa que costuma comer muitos frituras, alimentos com gorduras transgênicas, que fuma, que expõe-se muito ao sol e à poluição. Estes fatores contribuem largamente para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que por sua vez traduzem-se numa menor resistência física, cansaço, excesso de peso e pele com aspeto opaco e envelhecido.
Embora as dietas detox tenham conquistado muitas celebridades, muitas dessas dietas são radicais demais e podem comprometer a sua saúde, por isso antes de se decidir a fazer uma, tenha o cuidado de escolher uma que use alimentos funcionais – aqueles que além de nutrir, te deixam mais resistente a doenças e ao envelhecimento.
As principais vantagens das Dietas detox:
- melhora a saúde intestinal;
- melhora o funcionamento do fígado;
- deixa pele, unhas e cabelo mais saudáveis;
- contribui para a prevenção da hipertensão, hipercolesterolemia (colesterol muito alto) e diabetes.
No menu detox, nem todas as refeições têm proteína animal. O objetivo é facilitar a digestão, favorecendo a limpeza do organismo e por sua vez a perda de peso.
As fibras têm um papel importante nesta limpeza do organismo. Por isso, o menu para qualquer dieta detox deve apostar em frutas, hortaliças, castanhas e sementes. O limão é o alimento rei, devido à sua ação alcalinizante que ajuda a melhorar o funcionamento do organismo e contribui para que o fígado elimine as toxinas extras. Nesta dieta, é proibido comer carne vermelha, açúcar, leite de vaca e derivados .
Durante o programa, que pode ser de dois dias, três, dez… evite também pão e biscoitos refinados. Aliás, esses alimentos podem sair de vez da sua alimentação. Mas se não consegue viver sem eles, aposte num regime depurativo regular. O seu corpo agradece… e no final você também!
Na dieta detox, deve-se seguir a “lei” do mais e do menos, ou seja:
- MENOS frituras;
- MENOS sal;
- MENOS carnes vermelhas;
- MENOS açúcares;
- MAIS água;
- MAIS frutas e legumes – há quem aposte em sucos feitos com couve, beterraba e outros legumes, porque desta forma aumentam a oferta de nutrientes e têm alto poder antioxidante, o que melhora o funcionamento do organismo;
- MAIS arroz integral, leguminosas (lentilhas e grão de bico);
- MAIS peixe (grelhado ou cozido);
- MAIS chá sem açúcar – o chá tem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que estimulam a diurese, e ajudam o organismo a funcionar melhor;
- MAIS atividade física regular.
Abaixo, seguem alguns links onde você pode encontrar menus detox:
E alguns dos melhores livros sobre dietas detox:
Existem também Apps que te ajudam a desintoxicar:
Importante deixar registrado que a dieta detox se faz por um período determinado de tempo. Então, é bom não abusar! Mas, coisas boas podem se tornar hábito e algumas idéias implantadas pelo detox poderiam ser aplicadas uma vez a cada dois meses, pois uma boa e limpa alimentação não fará nenhum mal ao nosso organismo e nem ao nosso ambiente.
Por Augusto Martini
Nenhum comentário:
Postar um comentário