Pesquisar no Blog

domingo, 22 de julho de 2012

Tendência do Mercado de Academias


As academias e outros centros especializados em exercícios físicos surgiram como espaços alternativos para as pessoas se manterem fisicamente ativas, nos grandes centros urbanos, onde as áreas verdes e livres são cada vez menores. Sua popularização ocorreu nos últimos vinte anos.

Pessoas sedentárias, apressadas, estressadas e debilitadas pelo modo de vida moderno buscam o idílio de paz e saúde proporcionado pela prática regular de exercícios físicos. Nos últimos anos, as academias tiveram um grande crescimento, alavancado também por campanhas de conscientização sobre a importância do comportamento saudável. Muitas outras modalidades foram criadas e introduzidas como variação das atividades oferecidas.

Muitas novidades são divulgadas em feiras e congressos, que se propõem a apresentar inovações, sobretudo, de ordem técnica. Os gestores das academias procuram investir em novos equipamentos e serviços diferenciados. Embora seja importante para ampliar as opções de serviços, esse aspecto pode ter um resultado efêmero. Muitas dessas novidades não duram mais do que uma estação.

Um exemplo de programa de vida curta foi o slide, uma plataforma em que o aluno desliza de um lado para outro. Trata-se de um produto que pode ser interessante para integrar uma aula de circuito. No entanto, uma aula inteira sobre o slide se revelou monótona e pouco segura.

Outras inovações são mais consistentes, como a aula de bike indoor, uma das principais modalidades das academias, de fácil execução, mas que requer muita atenção dos professores, especialmente nos quesitos de segurança biomecânica e controle da intensidade.

As inovações estão presentes em todo o mercado de academias. Entretanto, para que as inovações de países estrangeiros sejam bem-sucedidas, precisam ser adaptadas à nossa realidade. Corre-se o risco de fazer apenas uma cópia malsucedida. É preciso entender a realidade do mercado local e adequá-las.

A responsabilidade por esse filtro é do gestor e, também, do profissional de Educação Física. Esses profissionais precisam ter espírito crítico rigoroso para diferenciar o que traz realmente avanço e constitui uma real tendência de mercado do que não passa simplesmente de modismo. Então, é possível tomar uma decisão mais consistente para absorver ou recusar novidades.

Atualmente, duas fortes tendências se destacam: a segmentação de mercado e o treinamento individualizado. Cada um deles pode se ramificar em inúmeras outras possibilidades. Entretanto, cabe salientar que foge do escopo desse trabalho esse detalhamento.

Dentro do processo de segmentação, um dos nichos de maior crescimento são os centros para prática esportiva instalados em clínicas e locais para atendimento de pessoas com problemas de saúde (cardiopatas, obesos, estressados, pacientes que precisam de reabilitação) e às várias faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos).

Esses centros esportivos trabalham com um tipo de cliente que requer acompanhamento especial. Os exercícios físicos bem feitos podem acelerar a recuperação e favorecer o controle do quadro. Nesses centros, o cliente tende a ser orientado por uma equipe multidisciplinar não só familiarizada com a sua condição atual, mas também possuidora de conhecimento técnico específico, o que lhe dá mais segurança para aderir ao programa.

Para o profissional de Educação Física, que dispõe de recursos limitados e que sonha com o negócio próprio, abrir um centro de treinamento personalizado ou uma clínica para grupos especiais, em parceria com outros profissionais da área da saúde, talvez seja uma maneira interessante de entrar no mercado.

Outras formas de segmentação nesse mercado, que têm surgido nos últimos anos, são os centros para a prática de exercícios físicos em hotéis, spas, condomínios, universidades, empresas e escolas.

Há também serviços nos moldes dos promovidos pelo SESC (Serviço Social do Comércio), SESI (Serviço Social da Indústria) e ACM (Associação Cristã de Moços), que oferecem programas de exercício físico de ótima qualidade a baixo custo, em locais bem projetados.

 Por Fabio Saba e Marco Túlio Pimenta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário